SAMA
Menu

Orientações ao Usuário

Dicas de como economizar água

Vivemos a maior crise hídrica da atualidade. Este é um momento em que há grande necessidade de economizar e usar racionalmente a água

Economizar tem de ser a meta principal de cada um, pois disto dependerá a manutenção da vida em nosso Planeta.

 

Colabore, converse com os vizinhos.

Evite o desperdício, para não acabar de vez!

 

1. No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

2. Ao escovar os dentes: escove e enxague a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.

3. Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte uma única vez e não jogue restos de comida no vaso sanitário.

4. Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1380 litros por mês. Feche bem as torneiras.

5. Vazamentos: Identifique os possíveis vazamentos, visíveis ou não visíveis. Um pequeno buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça até 3200 litros de água em um dia. Pequenos vazamentos são grandes desperdiçadores, quanto mais rápido você consertá-los menor será o prejuízo. Se o vazamento for antes do seu cavalete, chame a SAMA 0800.771.0001.

6. Na caixa d’água: Não deixe transbordar e mantenha tampada, assim você evitará, além do desperdício, a criação dos mosquitos que levam a Dengue, Zika e Chykungunya, doenças que matam.

7. Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça numa bacia, com uma gota de detergente, mantenha a torneira fechada, depois enxágue tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.

8. Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Utilize o regador, evite usar mangueira. A construção de uma cisterna para reservar água da chuva é uma saída. Ao optar pela reservação de água da chuva, tenha cuidado para não criar as larvas dos mosquitos que levam a Dengue, Zika e Chykungunya, doenças que matam.

9. Lavar carro: A mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro com balde. Para isso, use a água da sobra da máquina de lavar roupa, ou a água da chuva.

10. Na limpeza de quintal e calçada USE VASSOURA - Se precisar utilize a água que sai do enxague da máquina de lavar, ou da água da chuva.

Fazendo isso, minimizamos o efeito do desperdício e a falta de água potável.

 

ATENÇÃO: O direito à àgua é universal. Não há Lei que permita multar quem joga fora a água potável. Mas saiba que, a água que você desperdiçar hoje, vai precisar amanhã!

2º Via de Conta Portal da
Transparência
Boletim da Água Área do Empreendedor