SAMA
Menu

Orientações ao Usuário

Fique de olho nos vazamentos

O conserto de vazamentos na rua é de responsabilidade da SAMA. Caso você verifique algum, ligue grátis para o número 0800.771.0001, ou através deste site no Fale Conosco que vamos resolver o problema.

Já para conserto de vazamento interno (em sua residência) é de sua responsabilidade. Quanto antes for detectado e consertado menor será o seu prejuízo. Um buraco de apenas dois milímetros em um encanamento desperdiça até 3200 litros de água por dia. Fique de olho!

HIDRÔMETRO

Os vazamentos em hidrômetros são de responsabilidade da Odebrecht Ambiental no site www.odebrechtambiental.com/maua/. Ou ligue para 0800.771.0001, opção 2.

Como detectar um vazamento no hidrômetro?

Deixe abertos os registros de parede, feche bem todas as torneiras, desligue todos os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Anote o número que aparece ou marque a posição do ponteiro maior do seu hidrômetro. Depois de uma hora, verifique se houve mudança no número ou se o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu, há vazamento na sua residência. 

Como detectar um vazamento nas torneiras da minha casa?

Mesmo fechada, a torneira fica pingando. Quando isso acontecer, troque o “courinho”. Gotejando, uma torneira chega a um desperdício de 46 litros de água por dia. Isto é, 1380 litros por mês. Um filete de mais ou menos 2 milímetros totaliza 4130 litros por mês. E por fim, um filete de 4 milímetros, 13260 litros por mês de desperdício.

Como detectar um vazamento nos vasos sanitários da minha casa?

Jogue cinzas de cigarro ou incenso no fundo da privada. Se ela ficar depositada no fundo do vaso, ele está livre de vazamentos. Se houver movimentação, é sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga.

2º Via de Conta Portal da Transparência Portal da
Transparência - Pesquisa
Boletim da Água Área do Empreendedor