SAMA
Menu

Orientações ao Usuário

Instalação de caixa d'água é obrigatória

 

O que é? Por que existe?

A instalação da caixa d’água é obrigatória, conforme o artigo 37º, do Decreto 7.231/08. 

Na prática, a caixa d’água funciona como uma reserva, impedindo que os imóveis fiquem sem água em casos de manutenção nas redes públicas de distribuição ou falta de abastecimento. Além disso, o consumo direto da rede (sem a utilização de caixa d’água) é maior, e, portanto, mais caro, porque a água chega com mais pressão. Uma caixa d’água de mil litros é suficiente para garantir o abastecimento de uma família com quatro pessoas por um período de 24 horas. 
 

Como fazer a limpeza da caixa d’água?

A cada seis meses providencie uma limpeza em sua caixa. Isso pode tornar a vida mais saudável para você e sua família, pois garante qualidade melhor, fazendo com que você e sua família estejam sem riscos de doenças como verminoses e infecções. Faça isso de forma correta e com segurança.

 

1 – ESVAZIE A CAIXA

Importante: Para não ficar sem água é necessário encher alguns baldes. 

Ao esvaziar a caixa, não feche o registro de entrada no cavalete, amarre a boia para impedir a entrada de água, abra todas as torneiras e acione as descargas até que a caixa esteja vazia.

Se a sua descarga for do tipo “Hidra”, não a utilize sem água.

 

2 – LIMPEZA

Use luvas de borracha, uma escova com cerdas de nylon e panos limpos. Não use: detergente, sabão e escovas de aço, pois são materiais corrosivos que danificam ou contaminam a caixa. Feche a saída de água para evitar que a sujeira escorra pelo encanamento. Para retirar o material eu ficará acumulado no fundo, utilize panos, pás e baldes.

 

3 – DESINFECÇÃO

Após a limpeza prepare uma solução para desinfetar a caixa. Pegue um balde e misture: a solução um litro de água sanitária para cada cinco litros de água. Use um pano limpo para espalhar a solução pelas paredes da caixa.

 

4 – VERIFICAR VAZAMENTO

Essa solução deve agir por aproximadamente duas horas. Aproveite esse tempo para verificar se existem vazamentos. É só anotar os números do hidrômetro e conferir ao final das duas horas. Se houver uma alteração nestes números é sinal de que existe vazamento na sua casa. Neste caso, chame um encanador.

 

5 – ENCHA A CAIXA

Lave novamente a caixa com uma mangueira e retire toda água e a solução acumuladas nas paredes. Solte a boia e deixe encher gradativamente. 

 

6 – VEDAÇÃO

Ao finalizar, cubra a tampa com uma folha plástica e amarre com um cordão de nylon. Com isso, será possível evitar a entrada de insetos e pequenos animais na caixa. Certifique-se de que o encaixe está perfeito.

 

7 – MANUTENÇÃO

Anote a data da limpeza do lado de fora da caixa. Com um pouco de dedicação você garante a qualidade da água em perfeitas condições para uso.

 
2º Via de Conta Portal da Transparência Portal da
Transparência - Pesquisa
Boletim da Água Área do Empreendedor