
Foto: Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas
Planeta Água
“A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos”. Fonte: Declaração Universal dos Direitos da Água, UNESCO, 1992.
A água é formada por dois átomos de hidrogênio (H2) e um átomo de oxigênio (O), resultando na conhecida molécula H2O. O uso racional e responsável é fundamental para o futuro da humanidade, já que o crescimento demográfico, a mudança na intensidade de consumo e o desenvolvimento das atividades humanas implicam maior pressão sobre os mananciais existentes. Segundo a Organização das Nações Unidas - ONU, no século 20, o uso cresceu duas vezes mais rápido do que a população.
É o recurso natural mais abundante na terra e essencialmente ligado à vida. Três quartos da superfície terrestre são cobertos pela água, o que propiciou o título de planeta azul. Entretanto, apenas uma pequena fração pode ser aproveitada para consumo; a maior parte, 97%, esta nos oceanos e, dos 3% restantes, dois terços estão congelados nas calotas polares. Sobra, assim, cerca de 1% da água do planeta em rios, lagos e lençóis subterrâneos disponível para utilização por toda a sociedade. A distribuição dessa água doce aproveitável não é homogênea, da mesma forma que a população. A qualidade dessa água também não é homogênea, por isso em algumas regiões existem sérios problemas de disponibilidade para o seu uso.
Mesmo considerando que esse 1% de água doce disponível é muita água – são 113 trilhões de metros cúbicos – podemos afirmar que há escassez de água no mundo. Alguns fatores são preponderantes para esta situação, como a concentração demográfica em grandes centros urbanos, a transformação de hábitos com aumento de consumo, poluição de mananciais e principalmente o desperdício. Até mesmo no Brasil, que detém de 12% a 16% do total de água doce do planeta, a água se torna cada vez mais escassa. Isso porque a questão muitas vezes não se resume à existência, mas às condições de acesso ao recurso.
Devemos visar o uso racional do líquido no cotidiano através de iniciativas que tenham como objetivo reduzir o seu consumo e estimular a adoção de novas atitudes e comportamentos. A população deve pensar e agir visando o crescimento econômico e respeitando a capacidade dos recursos do meio ambiente, sobretudo a água. A conscientização e a educação da população são fundamentais para mudanças em seus hábitos, para colaborar na conservação da água nas cidades. Pequenos cuidados fazem muita diferença na conta e no combate ao desperdício.
Racionalizar o uso da água não significa ficar sem. Significa usá-la sem desperdício. Considerá-la uma prioridade social e ambiental, para que a água tratada e saudável nunca falte em nossas torneiras.
A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA EM NOSSA VIDA:
Cerca de 70% do corpo humano é composto por água.
Perdemos por dia em condições normais:
– Respiração: 0,4 litro
– Urina: 1,2 litro
– Transpiração: 0,6 litro
– Evacuação: 0,1 a 0,3 litros
TOTAL: 2,5 litros (aproximadamente)
Quanta água o corpo necessita repor por dia:
– Bebendo água: 1,5 litros.
– Ingerindo alimentos: 1,0 litro
A ÁGUA NO BRASIL:
Temos no país algumas das maiores concentrações de água encontradas no planeta:
– Um dos maiores rios do mundo (Rio Amazonas com 7.025 km de extensão);
– Quedas de água com os maiores fluxos de água do Planeta:
. Guaíra com 13.301.000 m3 por segundo – hoje encoberta sob o lago de Itaipu,
. Queda de Paulo Afonso no Rio São Francisco com 2.830.000 m3 por segundo,
. Urubupungá no Rio Paraná com 2.745.000 m3 por segundo;
– Temos ainda um dos maiores lagos do planeta, a Lagoa dos Patos com 10.144 Km² de área e com uma profundidade de 6,75 m.
A ÁGUA NO MUNDO:
Quantidade de água existente no Planeta Terra: 1,6 bilhões de Km3.
– 1,35 bilhões de Km3 de água salgada;
– 29 milhões de Km3 de água doce congelada nas geleiras e calotas;
– 8,6 milhões de Km3 de água doce nos continentes e sob eles;
– 13 mil Km3 na forma de vapor de água na atmosfera.
POPULAÇÃO NO PLANETA
– 7,2 bilhões de pessoas vivem no Planeta Terra, segundo a ONU, no estudo “Perspectivas da População Mundial”, em 2013. Chegará a 8,5 bilhões em 2030 e 11,5 bilhões em 2100.